terça-feira, 25 de novembro de 2025

Aula 4 - Lousa

PotĂȘncia

Muitas anĂĄlises de projeto de mĂĄquinas se preocupam com a taxa de transferĂȘncia de energia ao longo do tempo. Essa taxa de transferĂȘncia de energia por meio do trabalho Ă© chamada de potĂȘncia e Ă© denotada por P.

Quando o trabalho envolve uma força, a taxa de transferĂȘncia de energia Ă© igual ao produto escalar da força pela velocidade no ponto de aplicação da força.

A força e a velocidade estão na forma vetorial.

A equação acima pode ser integrada do instante inicial ao instante final para obter o trabalho total realizado durante o intervalo de tempo:

Como a potĂȘncia Ă© a taxa de realização de trabalho em função do tempo, ela pode ser expressa em termos de quaisquer unidades de energia e tempo. No sistema SI, a unidade de potĂȘncia Ă© o joule por segundo (J/s), chamado watt (W). Neste curso, o quilowatt (kW) tambĂ©m Ă© usado. Unidades inglesas e britĂąnicas comumente usadas para potĂȘncia sĂŁo ft.lb/s, unidades tĂ©rmicas britĂąnicas por segundo (Btu/s), cavalo de força (hp). É muito usada tambĂ©m a unidade cavalo-vapor (CV), de origem na Europa Continental.

A potĂȘncia transmitida por um componente rotativo de uma mĂĄquina, como um eixo, volante, engrenagem ou polia, Ă© de grande interesse no estudo de mĂĄquinas. Um eixo rotativo Ă© um elemento de mĂĄquina comumente encontrado. Considere um eixo sujeito a um torque T de seu entorno e girando com velocidade angular ω. Seja o torque T expresso em termos de uma força tangencial F e o raio R; entĂŁo T = FR. A velocidade no ponto de aplicação da força Ă© v = ωR, onde ω estĂĄ em radianos por unidade de tempo.

Usando essas relaçÔes e a equação de P, obtemos uma expressĂŁo para a potĂȘncia transmitida ao eixo a partir do entorno:

No Sistema Internacional de Unidades, SI, o watt (W) Ă© definido como 1 J/s, que Ă© o mesmo que 1 N.m/s. TambĂ©m, 1 revolução = 2π radianos, 60 s = 1 minut, e 1000 W = 1 kW. Assim, a potĂȘncia, em quilowatts (kW) Ă©

onde P = potĂȘncia (kW), T = torque (N.m), n = taxa de rotação do eixo (rpm), F = força (N), v = velocidade linear (m/s), e ω = velocidade angular (rad/s).

Em unidades inglesas ou sistema imperial britĂąnico, o cavalo de força (hp) Ă© definido como a taxa de trabalho realizado de 33000 ft.lb/min. E como no SI, 1 rev = 2π rad.

A potĂȘncia em hp Ă©, portanto

onde P = potĂȘncia (hp), T = torque (lb.ft), n = taxa de rotação do eixo (rpm), F = força (lb), e v = velocidade (ft/min).

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

COMO USAR A PLATAFORMA DO CURSO